
Desde a partida do Papa Francisco, o mundo acompanha com atenção o que vai acontecer nos próximos dias. Hoje, oficialmente, tem início o Conclave — o processo de escolha do novo papa.
Mas o que mais chama atenção nesse momento não é só a eleição em si, e sim como ela é comunicada.
A tradição da fumaça branca, que sairá da Capela Sistina ao final da decisão, é um dos maiores símbolos da comunicação mundial. Sem dizer uma palavra, ela transmite uma mensagem clara, emocionante e global: temos um novo papa.
O que isso nos ensina sobre marketing?
🟠 Simplicidade funciona:
Enquanto muitos tentam se destacar com excesso de informação, o que se destaca aqui é o essencial. Uma cor. Uma fumaça. Uma mensagem.
🟠 Símbolos falam por você:
Você pode não precisar de uma longa campanha quando tem um símbolo forte que carrega sua identidade.
🟠 O mistério atrai:
Enquanto o resultado não chega, o mundo espera. A expectativa é construída com silêncio e tradição — elementos poderosos para quem sabe trabalhar o tempo certo de comunicar.
🟠 A experiência é o produto:
Mais do que informar, a fumaça cria uma experiência coletiva. E marcas que geram experiência permanecem na mente e no coração das pessoas.
Enquanto o mundo usa toda sua tecnologia para acompanhar o anúncio do novo papa, o anúncio virá através de uma fumaça.
Simples. Profundo. Inesquecível.
✍️ Por Jorge Peixoto
Transformando ideias simples em mensagens poderosas.